Equilibrio quimico na agua do mar – sistema tampão

Olá pessoal,

Resolvi criar este Blog para que eu possa dividir com vc tôda a minha experiência de 28 anos com aquarios marinhos.

Reef Simples é a minha filosofia , quebrei muito a cara para acertar, gastei muito dinheiro em produtos que não funcionavam , no nosso país o aquarismo ainda está gatinhando, totalmente dependente das importações, custos expressivos na montagem e manutenção, altas taxas de desistência, falta de conhecimento técnico e clubes de aquarismo; cada um vai por si, mesmo com um grande site como a Reef Corner (www.reefcorner.org) ainda prevalesce o quebra galho e como resultado o nosso hobby não evolui. 

Hoje em dia vejo claramente que a falta de conhecimento da parte quimica da agua marinha,  leva os aquaristas a adotar sistemas de filtragem ineficazes , explosão de algas filamentosas, muito $$$$ jogado fora e por fim quase sempre a desmontagem e abandono do hobby; muitos aquaristas deixaram de manter “sps” porque já nas primeiras dificuldades o desastre  é paupável, o cara muda para corais “Lps ou Softs”  porque é mais fácil mas com o passar do tempo vem as algas filamentosas e deixa o aquarista de cabelo em pé, lá se vai mais $$$$$ via infindáveis Tpas, resinas removedoras, troca de lampadas, de skkimer, etc etc…… nada funciona  e o cara desiste!

O básico em aquarismo marinho não é conhecer os tipos de iluminação, movimentação da agua, filtragem, bombas inteligentes e substratos  mas sim a AGUA, como o ar é para nós, sem entender o balanço quimico da agua marinha  tudo lá prá frente torná-se-a mais dificil.

Então vou começar pelo EQUILIBRIO QUIMICO NA AGUA DO MAR – SISTEMA TAMPÃO:

A reserva alcalina é composta por bicarbonato de calcio  e carbonato de calcio.

– Ela é responsável em manter o Ph da agua estável em 8.2, sempre que o Ph desce (acidificação ) ou sobe ( alcalinização ) a reserva alcalina é acionada para restaurar o equilibrio.

– O gás carbônico presente na água marinha acidifica a agua,  formando ácido carbônico (H2CO3) que faz o Ph abaixar contínuamente , mais intensamente a noite, na ausência da fotossíntese quando as zooxantelas assimilam oxigênio e liberam CO2. 

– Em aquarios, o principal causador desta baixa do Ph é o ácido carbônico produzido dentro do reator de cálcio, um equipamento utilizado por mais de 95% dos aquaristas brasileiros para a manutenção do nivel de calcio e reserva alcalina do tanque e como ele utiliza CO2 para  a diluição do material calcareo  normalmente o Ph medido na saída do efluente gira em torno de 6.5 

– O ácido carbônico então produzido não fica livre na água por muito tempo pois liberando ions de hidrogênio ele dissocia-se em bicarbonato de cálcio , por sua vez o bicarbonato de cálcio tambem liberando ions de hidrogênio  dissocia-se em carbonato de calcio. O carbonato de cálcio pode ainda reagir com o CO2 e dissociar-se em cálcio e duas moléculas de bicarbonato e assim através do mecanismo quimico automatico da reserva alcalina o Ph fica sempre estabilizado em 8.2 e todo ácido carbônico foi neutralizado.

– Quando o Ph sobe ( alcalinização ) a reserva alcalina age ao contrário liberando CO2 para a formação de ácido carbônico e neutralização dos hidróxidos. Por esta razão que quando o aquarista utiliza kakwasser (hidróxido de calcio ) é obrigatório utilizar o sistema de gotejamento a noite afim de não alcalinizar demasiadamente rápido a agua do aquario.

Existem duas escalas para medição da reserva alcalina: a escala métrica ( meq./l ) e a escala alemã ( dKH ). Para se converter meq./l em dKH basta multiplicar por 2.8 e vice-versa, dividindo.

Os valores de RA em aquarios normalmente variam entre 2.5 e 3.5 meq./l ( 7 a 10 dKH ).

Aqui no Brasil temos a disposição inumeras marcas de teste de RA, particularmente eu sempre usei da Elos e Tropic Marin pela facilidade e precisão.

 

abs a todos!

1 Resposta to “Equilibrio quimico na agua do mar – sistema tampão”


  1. 1 Ranieri Alexandre setembro 28, 2012 às 12:24 am

    parabéns, foi muito útil para mim 😀


Deixe um comentário




Visitas desde 30/03/2009

  • 255.601 visitas