Metodo Balling p/ controle de Ca, Mg e RA

 Para aqueles aquaristas que não possuem reator de calcio ou optaram  por retirar o reator do  sistema evitando  assim a injeção de Co2 na agua e  formação de acido carbonico com  constante queda de PH, o controle dos parametros quimicos da agua atraves da adição de Cloreto de calcio para Ca, Cloreto de magnesio para Mg e Bicarbonato de sodio para a RA usando o metodo de Hans Balling atende perfeitamente as exigencias de um aquario.                                                                          

– Cloreto de Calcio (CaCl2)                                  75 g/ litro                             

– Cloreto de Magnesio ( MgCl2)                      100 g/ litro  

– Bicarbonato de sodio (NaHCo3)                   75 g/ litro  

Como proceder:

1- Diluir os produtos em agua de reversi osmosi ou deionizador

2- Fazer os testes na agua do aquario para determinar os niveis de calcio, magnesio e reserva alcalina e anotar os dados. 

3- A quantidade de cada solução  irá variar de aquario para aquario pois um tanque só de sps consome mais do que um só de softs ou lps por isso cada aquarista precisa identificar o consumo no decorrer de alguns dias ou semanas para calibrar a quantidade diaria; recomendo iniciar com 20ml de cada solução, é melhor assim do que super dosar e aumentar conforme necessário ; lembre-se calcio deve ser ao redor de 420mg/l, magnesio ao redor de 1300mg/l e reserva alcalina entre 8 e 9 dKH 

4- A quantidade de solução de cloreto de calcio e bicarbonato de sódio necessariamente precisam ser iguais devido ao balanço quimico entre calcio e reserva alcalina, já o cloreto de magnesio pode ser em quantidade diferente  mas não muito até atingir 1300mg/l,  leva mais de mes para sair por ex. de 900mg/l até 1300mg/l; não queira corrigir o magnesio em poucos dias pois os animais vão sentir a brusca mudança no ambiente, em aquarismo tudo que for feito devagar é melhor.

5- Dê um espaçamento de pelo menos 1 hr entre uma solução e outra,  pode ser a qualquer hora do dia ou da noite, estes produtos não alteram o Ph.

6- Vc pode preparar as soluções desde poucos ml até 20 litros e estocar pois elas não se alteram quando guardadas por dias ou semanas. 

7- Este metodo provoca um desbalanço nos cloretos da agua do aquario mas é facilmente corrigido com as TPA´s semanais ou quinzenais.

8_ Tambem a adição destes sais aumenta a densidade da agua, então nas TPA´s prepare a agua com a densidade um pouco só mais baixa para compensar. Use sempre um refractometro para medir a densidade, nada tem a precisão que ele proporciona. 

Vantagens (+) e Desvantagens (-)    do metodo:


– Manutenção de niveis de calcio e reserva alcalina bem acima da capacidade de um reator de calcio, sem adição de Co2  (+)

– Dosagem manual ou automatica ( diaria) por gotejamento em intervalos de pelo menos 1 hr entre eles.  (manual (- ) autom. (+) 

– investimento em automação: aprox. U$500 )         (-)

– pode ser estocado por longo tempo sem deteriorização                                                                           (+)

– custo dos cloretos X midia para o  reator                   (+)     

– Evita investimento em reator de                                    (+)

– Evita necess. de dosar kalkwasser                                  (+)  

– Evita investir em reator de kalkwasser                        (+)

– Requer  testes semanais                                                      (-)          

NOTAS:
– Só comprar produtos para uso em laboratorio ( PA ) ; não use cloretos de uso industrial , são mais baratos mas impuros.

– Não misturar na agua de reposição.

– Dosar direto no sump 

 

Até a próxima!

 
Links:
http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?s=&threadid=861980     
http://cashh.de/?page_id=56

3 Respostas to “Metodo Balling p/ controle de Ca, Mg e RA”


  1. 1 Léo de Carvalho abril 20, 2009 às 12:33 am

    Parabéns Roberto!!!! Texto muito simples e completo 🙂 parabéns pelo blog, já está nos meus favoritos!!!

    um grande abraço Léo Carvajo

  2. 2 Flavio outubro 25, 2009 às 10:21 am

    Roberto, parabens por esse site… acho uma ideia muito boa…

    sobre este assunto, você poderia falar aonde adquirir essas misturas… já que não alteram o ph, no momento ainda nao ativei meu reator de cálcio (só tenho o reator + o cilindro, faltando midia e vavula), mas estou precisando aumentar minha reserva alcalina…

    gostaria de saber aonde adquirir “Bicarbonato de sodio (NaHCo3) 75 g/ litro” ou se é o bicardonato que agente compra em supermercado mesmo…

    Aguardo respostas!!!

    Grato

  3. 3 ariadne outubro 27, 2009 às 12:55 pm

    uma coisa eu nao entendi…onde e colocado essas soluçoes?
    e qual o periodo de uso pra cada solução?


Deixe um comentário




Visitas desde 30/03/2009

  • 255.543 visitas